Ir. Patrícia participa do lançamento da CF 2022

A Diretora do Colégio Santa Cecília
04/03/2022

A Educação é mais uma vez tema da Campanha da Fraternidade, em função de sua relevância e capacidade de transformação social. Este ano, Irmã Patrícia Vasconcelos, Diretora do Colégio Santa Cecília, participou do lançamento da Campanha, promovido pela Arquidiocese de Fortaleza, representando a Associação Nacional das Escolas Católicas – ANEC Ceará.  

Em seu discurso, Ir. Patrícia relembrou os anos de 1982 e 1998, quando o tema da educação foi escolhido como foco das Campanhas da Fraternidade, o que reforça o papel da Igreja como uma grande educadora da fé. “A Igreja sempre provocou as instituições a repensarem sua caminhada, a refletirem e contribuírem de forma significativa para a formação da pessoa humana. Ela nos faz refletir sobre que educação estamos realizando em nosso País, sobre que libertação estamos promovendo através da Educação”, afirmou. 

A Diretora do Colégio Santa Cecília ressalta a importância de educar a serviço da vida, que não esteja submetida a um sistema que muitas vezes oprime. “Como fazer dos espaços educacionais, sejam formais, sejam informais, lugares de vida, de esperança e de sentido? Para a nossa alegria, a Campanha da Fraternidade de 2022 nos convida a repensar os caminhos para que a escola continue sendo esse espaço significativo, contemporâneo, de diálogo com a juventude, com a criança, com as famílias, com a sociedade, mas também de encontro com o grande mestre, o educador Jesus Cristo”.

A ANEC está presente em todos os Estados da Federação, como forma de fortalecimento e extensão da Igreja, comprometida com a transformação da sociedade, com a fé, com o conhecimento, com a afetividade, com a convivência saudável. Irmã Patrícia chama a atenção para a importância de uma escola em Pastoral, que amplia a visão de mundo para outras realidades, afinal, não estamos sozinhos. “A grande preocupação das Escolas Católicas passa pelo tipo de pessoa humana que estamos formando. Consolidar valores cristãos está no nosso horizonte, para que possamos formar lideranças comprometidas com a transformação. Defendemos uma educação de qualidade e excelência para todos. Segundo o provérbio africano, ‘Para educar uma criança, é preciso uma aldeia inteira’, ou seja, de todos. O caminho continua sendo o da Educação”.

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.