Maracatu Solar

O grupo foi uma das atrações da Semana do Livro do Santa Cecília.
25/04/2017

Na programação da Semana do Livro do Santa Cecília, o 4º ano do Ensino Fundamental convidou os colegas do 5º ano para conhecerem um pouco do Projeto Siará Africano, uma atividade em andamento esse semestre. 

Os convidados puderam conferir um vídeo histórico que conta as idas e vindas do Maracatu cearense e também fizeram perguntas às integrantes do Maracatu Solar que vieram prestigiar a atividade. Fernanda Brasileiro é graduada em cinema pela UFC, regente da bateria e percussionista do Maracatu Solar e Eliahne Brasileiro é compositora e cantora do grupo.

O bate-papo foi bastante esclarecedor, destrinchando essa manifestação cultural tão significativa para a cidade e o Estado. Ao final, todos entraram nos vários ritmos do Maracatu, um momento certamente inesquecível para as turmas do 5º ano.

É quando o conhecimento passa pelos livros e vão ganhando vida nas nossas vidas.

Sobre o Maracatu Solar

O Maracatu SOLAR, institucionalmente um programa de formação cultural continuada da Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, foi criado com forte fundamentação histórica neste universo e tem como objetivo agregar valores a essa importante manifestação cultural de Fortaleza, servindo como instrumento de formação de novos praticantes (brincantes) de Maracatu na cidade.O presidente da agremiação é o cantor e compositor Pingo de Fortaleza, e o Griô Descartes Gadelha fez a concepção rítmica e estética. Desde sua fundação, este maracatu passou a ser um programa de formação cultural continuada da SOLAR, contando com a participação de mais de 100 integrantes permanentes e 300 brincantes no período carnavalesco.

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...