Minha casa, meu mundo

A experiência de ser e de voltar a ser criança através do brincar de cabana.
16/07/2020

Nos últimos meses, as turmas da Educação Infantil do Colégio Santa Cecília precisaram inventar e reinventar formas de brincar e aprender. Com a necessidade do isolamento social, as professoras, as crianças e suas famílias buscaram fortalecer os vínculos afetivos e manter suas interações através do contato virtual.

Como favorecer as experiências das crianças, o desenvolvimento e a aprendizagem neste período de pandemia respeitando suas características, seus interesses e as particularidades do momento vivido? A questão norteou os novos caminhos compartilhados pelas professoras das turmas do Infantil 3.

Em meio ao inesperado e às dúvidas, mas com o desejo de tornar significativas as vivências propostas neste novo momento, as professoras Anna Júlia, Alessandra, Ana Paula e Lilia estruturaram a sequência denominada “​Minha casa, meu mundo”​. A cada semana, as professoras indagavam as crianças sobre as possibilidades de explorar os ambientes domésticos: “Qual o seu lugar preferido da casa? Que brincadeiras podemos fazer na sala? Que objetos da cozinha podemos usar no faz de conta? A parede do banheiro pode ser usada para uma pintura livre?”.

As professoras também iam sugerindo novas formas de exploração desses espaços. “Foi nesse contexto que surgiu a ideia da construção de cabaninhas no quarto. Para fazer esse convite às crianças e suas famílias, montamos nossas próprias cabaninhas em casa, usando lençóis, almofadas, luzes pisca-pisca e outros elementos”, diverte-se com a ideia a professora Ana Paula. Feito isso, as professoras realizaram o encontro com a turma pelo Google Meet de dentro das suas cabanas, com direito à leitura de histórias e à tempestade de ideias sobre o que cada criança faria com sua família dentro das cabaninhas. 

Alguns relatos sobre essa experiência foram marcantes:

“Eu tô brincando de cabana até agora e eu vou dormir dentro dela hoje, a noite toda. Eu vou dormir nela, tá? Boa noite e eu amo muito você!” – Douglas (Infantil 3 H)

“Para nós, enquanto família, foi uma aventura. Neste momento de isolamento, fazer com que as crianças consigam sair dessa zona de medo, de temor, de incerteza e trazer o lúdico e a fantasia foi o mais interessante de todas estas experiências que temos vivido junto com o Colégio. E temos tentado repetir de formas diferentes.” – Aline Braga, mãe de Heitor (Infantil 3 C)

“Quando eu era criança, eu não fiz uma cabaninha com luzes pisca-pisca. Então, depois que terminou o encontro com as crianças, eu fiquei mais um tempinho dentro da minha cabana, aproveitando esse momento e o seu encanto.”​ – Professora Anna Júlia

“​Durante o encontro virtual com a turma, foi tão encantador. As crianças foram sentando no colo das mães durante a contação de história e, em seguida, já foram montar as próprias cabaninhas.” – Professora Lilia

“A cabaninha era uma prática bastante comum nos dias em que estávamos na Escola, principalmente nos dias de chuva. Foi muito especial reviver essa prática, mesmo à distância, porque trouxe muitas memórias afetivas. A cabaninha tem essa característica do acolhimento, da diversão e é um mundinho particular que nós criamos.” – Professora Ana Paula

E é desse modo que as crianças, suas famílias e suas professoras estão experimentando formas de pertencer, brincar e aprender juntos, ainda que separados fisicamente.

Notícias Relacionadas

No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...
Aprender Matemática através dos números das coleções