Mostra de Ciências SC

Os pequenos cientistas provam que ciência não é coisa só de gente grande.
21/09/2016

Uma viagem partindo da pré-história até os dias atuais, recheada de encanto e contada por pequenos grandes cientistas. Essa foi a experiência desfrutada por quem teve o privilégio de participar da Mostra de Ciências do Colégio Santa Cecília, que aconteceu no último sábado, dia 17/9.

Os pequenos cientistas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental provaram que produção científica não é coisa só de gente grande.

Um passeio pelas salas e já dava para sentir a satisfação e o desejo de exibir todo o conhecimento aprofundado durante o desenvolvimento do projeto.

Entre maquetes cheias de detalhes com vulcões, sistemas solares, dinossauros, moinhos de vento, fósseis, geringonças capazes de reaproveitar água, reciclagem, alimentação saudável, utilização de corantes naturais e artificiais, era visível a propriedade do conhecimento.

As crianças, cada uma a seu modo, demonstraram autonomia, desenvoltura ao falar de assuntos que parecem complexos até para os adultos, como uso consciente da água, geração de energia pela água, meio ambiente e sua preservação, mudanças na natureza, a alimentação saudável e muitos outros.

O aprendizado vai além. Os alunos vivenciam a importância do respeito à fala do outro, da organização do seu material; desenvolvem estratégias de pesquisa e, consequentemente, a leitura e a escrita; estreiam na habilidade de falar em público.

Claro que todo esse trabalho é acompanhado bem de perto pelos professores e pelas famílias, grandes parceiros que, durante todo projeto acompanham as crianças na biblioteca, na construção das maquetes, na produção dos textos.

Assim, o desafio de ler e escrever diante de temas tão diversos, instigantes e até divertidos se torna mais fluido e mais prazeroso.

 

 

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...