Projeto O Impressionismo

O projeto tem o intuito de fortalecer o interesse pela arte e criar um diálogo com a filosofia
16/12/2016

.Quando Filosofia e Artes se encontram, o cotidiano ganha em cor e beleza. As aulas interdisciplinares dos professores Thiago Roque (Filosofia) e Isabella Bedê (Arte) sobre o Impressionismo encheram os corredores da Escola de artistas, pinceladas, contemplação e sensibilização do olhar.  

O Projeto “O Impressionismo – Em busca da Luz do Sol”, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, é desenvolvido ao longo do ano em quatro etapas: a primeira fase é de pesquisa no laboratório de informática, sobre o contexto histórico e as características do movimento artístico que se originou na França no final do século XIX.

O segundo momento é de observação. Os alunos percorreram vários ambientes da Escola, percebendo o reflexo da luz, sensibilizando o olhar... Na terceira fase, eles estudaram vida e obra dos mais importantes representantes do Impressionismo como Monet e Renoir.

Finalmente, montaram suas bancadas ao ar livre, nas dependências da Escola, para produzirem seus próprios quadros. A Escola se encheu de cor.

“O projeto tem o intuito de fortalecer o interesse pela arte e criar um diálogo entre a mesma e a filosofia. Independente das questões estéticas, o que nos interessa é a reflexão e a liberdade no processo criativo”, explica o professor Thiago.  
  

Notícias Relacionadas

Uma programação permeada de narrativas com esse elemento fascinante, o livro!
No 5º ano, o programa socioemocional possibilita amplas reflexões sobre o estar no mundo.
As crianças do 2º ano receberam a pequena autora Flávia Mota, de 10 anos, que escreveu...