Qualidade na programação infantil da TV Brasil

29/01/2013

Esta publicação é um estímulo ao debate e à reflexão sobre a qualidade da programação infantil de televisão em nosso país. Fundamenta-se em pesquisa realizada na TV Brasil e busca proporcionar novos caminhos para o aperfeiçoamento das informações transmitidas para as nossas crianças, bem como ressalta a importância de inserir definitivamente esta preocupação nas nossas políticas públicas de comunicação.
Mesmo com o crescente acesso das crianças e adolescentes à internet, a televisão ainda tem grande influência na formação da infância e da adolescência e incontestável significado em suas horas de lazer. A atenção sobre este livro deve aumentar quando se sabe que é no contato diário com as várias mídias, em particular a televisão, que as novas gerações de brasileiros estão se formando.

Este livro reproduz um trabalho de pesquisa do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia – GRIM, do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de cooperação entre a UFC e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sob a coordenação de Inês Sílvia Vitorino Sampaio e Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante, com a colaboração de Andrea Acioly, Camila Torres, Nut Pereira, Samaísa dos Anjos e Sarah Coelho.

Tem como base o monitoramento da programação infantil da TV Brasil, observando os critérios e indicadores de qualidade no campo audiovisual, avaliando aspectos da cenografia e do figurino e relativos aos direitos humanos, e refletindo sobre o propósito da televisão pública oferecer uma programação de qualidade para o público infantil, acima de tudo compromissada com a difusão da cultura e a formação para a cidadania. Buscou ainda monitorar o efetivo respeito aos princípios e objetivos consolidados na Lei de criação da EBC, tendo como perspectiva aprimorar a qualidade da programação para a infância da TV Brasil.

Finalmente, este livro apresenta recomendações para aperfeiçoar a programação para as crianças da TV Brasil e se propõe a promover o debate com o conjunto da sociedade brasileira sobre o que significa “qualidade” na programação infantil de televisão.

AUTORAS:

Inês Sílvia Vitorino Sampaio
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com período sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. Cumpriu estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal, UQÀM, Canadá (2008) e, atualmente, é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). É autora do livroTelevisão, Publicidade e Infância (Annablume, 2004) e de dezenas de artigos em periódicos da área, tendo ainda organizado a coletânea Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação (E-papers, 2006). Coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (GRIM – UFC) e o projeto de Extensão “TVez: Educação para o uso crítico da mídia”.
E-mail: inesvict@gmail.com

Andréa Pinheiro Paiva Cavalcante
Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará (1993), trabalhou como repórter do jornal O POVO e da Rádio Extra Produções. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atualmente é doutoranda no mesmo programa com a pesquisa "Recepção e criação de saberes mediados pelo computador em sala de aula: buscando a perspectiva das culturas juvenis". É docente da UFC, lotada no Instituto UFC Virtual e leciona no Curso Sistemas e Mídias Digitais, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e integra o Grupo de Pesquisa da Relação, Infância, Juventude e Mídia (GRIM-UFC). E-mail: andrea@virtual.ufc.br

Fonte: Editora Insular

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.