Sul do Brasil 2017

Alunos do Ensino Médio embarcam para a Viagem Pedagógica Sul. De 27/06 a 10/07.
23/06/2017

Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre... A Viagem Pedagógica às regiões Sul e Sudeste do Brasil é de uma riqueza cultural impressionante. Os alunos do Ensino Médio também conhecerão paisagens deslumbrantes, povo hospitaleiro, e de uma excelente gastronomia. Veja roteiro:

1º DIA – FORTALEZA/RIO
Embarque para o Rio de Janeiro no início da manhã. Recepção no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e partida para o centro da capital fluminense. Iniciaremos city tour pelo Paço Imperial, palco de eventos marcantes da história do Brasil, e visita ao Museu Nacional. Na sequência, visitaremos o Jardim Botânico, o Parque da Quinta da Boa Vista e um dos cartões-postais do Rio de Janeiro, o Corcovado, onde encerraremos o tour desse primeiro dia de viagem. 

2º DIA – RIO/PETRÓPOLIS
Café da manhã. Começaremos o dia conhecendo o exuberante Pão de Açúcar (bondinho incluso). Na sequência, faremos um tour histórico à bucólica cidade de Petrópolis, onde visitaremos, entre outros, o Palácio de Cristal e o Museu Imperial, onde são oferecidas ao público escolar atividades educativas que visam à exploração de aspectos do universo do século XIX. Conheceremos, ainda, o Palácio Quitandinha, o Palácio Rio Negro (visitação externa), a casa de Santos Dumont, o Castelo do Barão de Itaipava (visitação externa), a Catedral São Pedro de Alcântara e o orquidário Binot. 

3º DIA – RIO/NITERÓI/MUSEU DO AMANHÃ
Café da manhã. Sairemos a caminho de Niterói, cidade vizinha da capital fluminense, cujos índices apontam ser ela uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir. Lá faremos um city tour e visitaremos o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design e considerado o maior museu em área expositiva da América Latina. Em seguida, retornaremos de barca ao Rio de Janeiro, o que se torna um interessante passeio com belas vistas do mar da Baía de Guanabara, das montanhas que a cercam e de ambas as cidades. Concluiremos a manhã com uma visita ao famoso Museu do Amanhã. Após o almoço, faremos um city tour pelas belezas do Rio, com visitas à Catedral Metropolitana de São Sebastião e à centenária Confeitaria Colombo. Em seguida, conheceremos três tradicionais bairros históricos do Rio de Janeiro: Bairro da Lapa, berço da boemia e da malandragem carioca; Bairro da Glória, também conhecido como antigo reduto da aristocracia carioca; e, por fim, o Bairro do Catete, tradicional e histórico, já chegou a sediar a presidência da República, que ficava localizada no Palácio do Catete, onde hoje funciona o Museu da República (visitação interna). 

4º DIA – RIO/APARECIDA/SÃO PAULO
Café da manhã, saída pela Rodovia Pres. Dutra com destino a São Paulo. Aproveitaremos a viagem para tratarmos com os professores sobre tudo que já teremos visto. O nosso almoço será em Aparecida, onde conheceremos o santuário da Padroeira do Brasil. Depois, seguiremos rumo a São Paulo. 

5º DIA – SÃO PAULO/MASP/JANTAR NO BEXIGA
Pela manhã, visitaremos o maior e mais importante museu de arte do Brasil, o MASP. Dando continuidade ao nosso city tour, faremos uma visita externa ao Museu do Ipiranga e outros pontos turísticos da maior capital do Brasil. Encerrando as atividades diurnas, conheceremos o Memorial da América latina, um conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. À noite, faremos um jantar em uma típica cantina italiana no Bairro do Bexiga.

6º DIA – SÃO PAULO/CURITIBA
De manhã cedo, saída com destino a Curitiba, considerada pela ONU uma das cidades de melhor qualidade de vida no mundo. Chegada a Curitiba e início do city tour nessa bela capital visitando pontos importantes, como a Catedral Metropolitana, Rua 24 Horas, Jardim Botânico, Teatro Ópera de Arame e Pedreira Paulo Leminsky, Universidade do Meio Ambiente. Jantar no tradicional Bairro de Santa Felicidade.

7º DIA – CURITIBA/JOINVILLE/CAMBORIÚ/FLORIANÓPOLIS
Após reforçado café da manhã, viagem para Florianópolis. No caminho, passaremos por Joinville – carinhosamente chamada de “Cidade dos Príncipes”, com tour panorâmico pelos principais pontos turísticos. Na sequência, passaremos pelo famoso Balneário Camboriú e conheceremos o Parque Unipraias com todas as suas atrações. Continuação para Floripa.

8º DIA – FLORIANÓPOLIS
Conhecida por ser uma capital dividida em duas (continente e ilha), Florianópolis é uma cidade de muitas opções. Pela manhã, faremos um city tour com guia local pelos principais pontos turísticos da cidade, entre esses, incluímos a ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição, a Av. Litorânea, a Praça 15 de Novembro, a Vila de Santo Antônio de Lisboa Fortes, a Praia da Joaquina, entre outros. 

9º DIA – FLORIANÓPOLIS
Pela manhã, faremos um encantador passeio de barco, onde teremos uma visão diferente da capital catarinense. Teremos vista panorâmica do Forte Santana (séc. XVIII), vista panorâmica da cidade e Ilha dos Guarazes; visita à ilha de Ratones Grande, Fortaleza de Santo Antônio (Séc. XVIII); visita à Ilha de Anhatomirim e Fortaleza de Santa Cruz (séc. XVIII); visita à Baía dos Golfinhos (área de preservação ambiental). À tarde, faremos uma caminhada pelo centro da cidade e uma visita ao Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Souza), sobrado colonial construído para sediar o Palácio do Governo do Estado no final do século XIX. 

10º DIA – FLORIANÓPOLIS/GRAMADO
Café da manhã e viagem para a encantadora Serra Gaúcha. Chegada em Gramado à tarde para check in. 

11º DIA – CITY TOUR EM GRAMADO E CANELA/CAFÉ COLONIAL
Após café da manhã, faremos um passeio de dia todo em Canela e Gramado, as quais fazem parte de um conjunto que as transformam nas mais bonitas cidades de região serrana do Brasil. Um autêntico roteiro europeu, no qual destacamos: Parque Knorr, Aldeia de Papai Noel, Lago Negro, Parque e Cascata do Caracol, Castelinho do Caracol, Catedral de Pedra e Vale do Quilombo. Visitaremos, ainda, o Minimundo (cidades em miniatura) e o Mundo a vapor (fábricas em miniatura). Conheceremos uma das mais conhecidas fábricas de chocolate da região para degustação e compras. Retorno ao hotel no final da tarde. À noite, teremos um jantar estilo café colonial, típico da região, com mais de 100 variedades de doces e salgados. 

12º DIA – GRAMADO/TOUR DA UVA E DO VINHO/MARIA-FUMAÇA
Café da manhã e passeio pelo chamado “Roteiro da uva e do vinho”. Iniciaremos pela cidade de Carlos Barbosa, onde embarcaremos em uma típica maria-fumaça (TKT incluso) com grupo de músicos e dançarinos que animam a pequena viagem até Bento Gonçalves, importante cidade de colonização italiana e maior produtora de vinhos do Brasil. Lá, visitaremos a Colônia de São Pedro, um autêntico museu vivo da cultura italiana. Em Caxias do Sul, ainda na BR 116, pode-se admirar o monumento ao imigrante, retratando o espírito de luta dos imigrantes na região. O Museu de Pedras construído pela família Luchesi, que serviu de cenário para o filme “O Quatrilho”, é outro ponto turístico que visitaremos. Ainda em Caxias, teremos a oportunidade de visitar a igreja de São Pelegrino e apreciar o magnífico afresco de Aldo Locatelli, além da réplica da Pietà, de Michelangelo. Na sequência, Garibaldi, a maior produtora de vinho espumante (champagne) do Brasil, onde destacamos também a vinícola Miolo, uma das mais conhecidas da região. No retorno, visita a Nova Petrópolis, a cidade que mais preserva as tradições alemãs no Brasil, na Serra Gaúcha, com destaque para as construções típicas e a Praça da República, com seu divertido labirinto floral. Retorno ao hotel no final da tarde. À noite, jantar em casa de fondue típica da região.

13º DIA – GRAMADO/PORTO ALEGRE
Logo após o café da manhã, deixaremos Gramado com destino a Porto Alegre – capital do Rio Grande do Sul e uma das mais importantes cidades brasileiras. Visita ao museu de tecnologia da Pontifícia Universidade Católica – PUC. Check in no hotel, no final da tarde. À noite, vamos apreciar uma belíssima apresentação de danças tradicionais gaúchas, acompanhada de um saboroso churrasco ao estilo gaúcho. 

14º DIA – PORTO ALEGRE/CITY TOUR/PARTIDA PARA FORTALEZA
Após café da manhã, faremos um city tour por Porto Alegre, onde destacamos: Catedral Metropolitana, Palácio do Piratini, Casa de Cultura Mário Quintana, Memorial do Rio Grande do Sul. Aguardar horário de TRANSFER HOTEL/AEROPORTO DE POA. 

Notícias Relacionadas

Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.
Viagem Pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental.