
Tempo de cuidar | EI e EF - Anos Iniciais
A infância é um período intenso, cheio de descobertas, dúvidas, transformações e aprendizados. É nessa fase que as crianças começam a construir sua identidade, testam limites, aprendem a lidar com regras e emoções, assim como buscam seu espaço no mundo. Ao mesmo tempo que se tornam mais independentes em algumas tarefas, também se sentem frágeis e vulneráveis; e é justamente aí que o cuidado, o acolhimento e o apoio da família e escola são fundamentais.
A infância é o tempo da curiosidade, da imaginação criativa, da alegria em aprender coisas novas e da capacidade de se encantar com o mundo. É nesse período que surgem as primeiras amizades, habilidades começam a aparecer, e a personalidade ganha contornos únicos. Enaltecer esses aspectos positivos, reconhecer as conquistas e valorizar os esforços das crianças são uma forma poderosa de fortalecer sua autoestima e promover saúde emocional.
É tempo de cuidar. Cuidar é escutar com atenção, sem apressar, sem julgar. É perguntar como se sentem, mesmo quando ainda não têm todas as palavras para responder, e estar disponível para acolher e direcionar. É observar mudanças de comportamento e oferecer apoio quando algo não vai bem.
Algumas atitudes podem fazer diferença no dia a dia:
- Estabeleçam uma escuta atenta e respeitosa: Demonstrem interesse pelo que a criança tem a dizer ou pelo que ela expressa, mesmo que pareça simples aos olhos dos adultos.
- Respeitem seus silêncios, mas estejam por perto: Às vezes, o brincar em silêncio também comunica necessidades e sentimentos.
- Criem espaços de diálogo e expressão: Brinquem, conversem e leiam histórias sobre emoções, deem nomes aos sentimentos e mostrem que é seguro falar sobre eles.
- Ofereçam apoio emocional e não apenas soluções: Nem tudo precisa ser resolvido de forma prática ou imediata. Muitas vezes, o mais importante é ouvir, acolher o choro, reduzir estímulos, conversar com calma ou simplesmente acalentar. É mostrar à criança que ela pode contar com os adultos para lidar com aquilo que ainda não consegue sozinha. Escutar não significa potencializar aquilo que não é necessário, mas sim validar os sentimentos, ajudando-a a aprender a nomear e a regular suas emoções.
- Cuidem da saúde emocional da família: O bem-estar dos pais impacta diretamente a segurança e o equilíbrio das crianças.
Cuidar da infância é semear confiança, esperança e afeto. É estar presente para que nossos filhos possam crescer em todo o seu potencial, desenvolvendo coragem, leveza e recursos internos para os próximos passos da vida.
Atenciosamente,
Serviço de Psicologia Escolar - SPE
Confira mais conteúdos do Projeto Tecendo Diálogos clicando aqui.