Uma tarde de EURO

Olhar e sentir com orgulho a nossa história e, só assim, mergulhar na cultura do outro.
22/11/2018

A cidade está ai pra ser melhor conhecida, desvendada e apropriada.

Os alunos que irão para a viagem EURO ÁFRICA 2019 passaram uma tarde de visita a alguns lugares históricos de Fortaleza, para um bate-papo com os educadores que irão acompanhando a viagem no próximo ano.

Os lugares escolhidos foram: Mausoléu de Castello Branco, passando pela estátua de Iracema Guardiã, de Zenon Barreto, uma parada no Passeio Público. De lá, o grupo saiu caminhando em direção à Praça do Ferreira e à Igreja do Rosário, na Praça dos Leões.

Toda uma vida de histórias que se entrelaçam nesses espaços e que nos ajudam a compreender a nossa forma de ser fortalezense, nossos conflitos históricos e os caminhos que trilhamos para chegar até aqui.

Saindo do Centro de Fortaleza, fomos ao Espaço Cultural da Unifor, uma visita à exposição: Da Terra Brasilis à Aldeia Global.

A mostra traz história, histórias do Brasil e da arte sobre o Brasil, reunindo 250 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, com artistas brasileiros e estrangeiros que contam o País.

Os futuros viajantes tiveram uma participação muito ativa através de questionamentos, reflexões e elaborações nessa longa estrada chamada Brasil. Do período pré-colonial à contemporaneidade foi possível fazer muitos recortes e conexões com o que tínhamos vivido há pouco no Centro, até porque no acervo há também artistas cearenses em praticamente todas as fases da exposição.

Tudo isso é parte da preparação que ainda terá seis meses pela frente até a viagem, que acontecerá em julho de 2019.

É olhar e sentir com orgulho a nossa história e, só assim, mergulhar na cultura do outro.

 

Ivan Guimarães – Gerente de Comunicação do Colégio Santa Cecília

Notícias Relacionadas

Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.
Viagem Pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental.