Viva Nordeste

Pernambuco é o destino dos alunos do 5º ano. Período: 24 a 28 de novembro
24/11/2014

Alunos do 5º ano partem para a última Viagem Pedagógica do ano. De 24 a 28 de novembro, eles percorrem as maravilhas de um dos mais interessantes estados do Nordeste: Pernambuco, terra do frevo e do maracatú.

Veja o roteiro

1º. DIA – FORTALEZA/RECIFE – COLÉGIO DAMAS – MUSEU HOMEM DO NORDESTE
Visita ao Colégio Damas e à Fundação Joaquim Nabuco, onde está localizado o Museu Homem do Nordeste, que retrata toda a história do povo nordestino, suas origens, sua arte e seus costumes. À noite, “Momento do Conhecimento”, encontro com os professores para estudos dirigidos e algumas informações importantes.

2º. DIA – RECIFE/ITAMARACÁ (PROJETO PEIXE-BOI – FORTE ORANGE)/CITY TOUR EM OLINDA – SHOW FOLCLORICO
Visita à Ilha de Itamaracá, uma localidade que deu nome a uma das capitanias hereditárias do Brasil e foi palco de lutas entre os portugueses e os holandeses no século XVII. Ida ao Projeto Peixe-Boi, para conhecer a proposta de preservação e a espécie. De lá, visita ao Forte Orange, palco de batalhas da história pernambucana. Após o almoço, city tour em Olinda, berço da cultura pernambucana, passando por igrejas (Sé), Mosteiro de São Bento, Rua da Misericórdia, construções históricas etc. À noite, momento cultural com a apresentação folclórica de danças tradicionais de Pernambuco no hotel.

3º. DIA – RECIFE (CITY TOUR EM RECIFE – ESPAÇO CIÊNCIA) – INSTITUTO RICARDO BRENNAND – FESTA COM BANDA AO VIVO
Início das atividades com o city tour em Recife passando pelos pontos mais importantes, tais como Palácio Campo das Princesas, Palácio da Justiça, Recife Antigo, Teatro Santa Isabel, Casa da Cultura etc. Em seguida, visita ao Espaço Ciência, dedicado à realização de experiências na área de matemática, química, astrologia, física... Depois, visita ao Instituto Ricardo Brennand, um espaço reservado para retratar vários fatos da história pernambucana. Suas construções lembram um castelo medieval. A pinacoteca sedia exposições temporárias e tem um acervo fixo sobre o período de ocupação holandesa em Pernambuco. Há anexo um museu de armaduras e armas brancas com mais de 2.000 peças perfeitamente conservadas. À noite, festa de confraternização no hotel.

4º. DIA – RECIFE – CARUARU/GRAVATÁ
Programação cultural no interior de Pernambuco, conhecendo a cultura e a arte do estado. Parada na cidade de Bezerros para conhecer o Memorial J. Borges, um dos cordelistas mais famosos do Nordeste. Em seguida, visita ao Centro de Artesanato de Pernambuco. De lá, os alunos seguem para Caruaru, onde a cultura e a arte pernambucana estão em todos os cantos da cidade. Visita ao Museu do Barro, com acervo de Mestre Vitalino e a história de Luiz Gonzaga e Elba Ramalho. No final da tarde, o grupo hospeda-se no hotel fazenda em Gravatá.

5º. DIA – RECIFE – HOTEL FAZENDA – RECREAÇÃO/FORTALEZA
Atividades de recreação no hotel, envolvendo questões ambientais e proporcionando uma vivência do cotidiano da fazenda (observação de animais típicos, passeios de charrete, ordenha de animais etc.). Em seguida, tempo livre para curtir as dependências de lazer do hotel (piscinas, sala de jogos etc.). À tarde, retorno a Recife e, em horário determinado, embarque de retorno a Fortaleza.

Notícias Relacionadas

A viagem acontecerá de 25 a 29 de junho.
Calendário de lançamentos
As viagens estão chegado! Confira os destinos e o período de cada novo destino.