Festival Violoncelles en Folie

27/02/2014

“Na programação da nossa cidade durante o feriado, o Festival Violoncelles en Folie. Para quem já curte o violoncelo, momento de desfrutar diferentes músicos tocando variados estilos; para aqueles que ainda não o conhecem: oportunidade de ampliar o gosto musical e se deliciar com um instrumento capaz de emitir melodias inesperadas.”
Aristene de Castro

Saiba mais:

Durante o período do Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, Fortaleza será palco da edição brasileira de um dos mais belos festivais europeus de música: o Festival Violoncelles en Folie. A Unifor será palco do concerto de encerramento, no dia 4 de março, com apresentação da Orquestra do Festival Violoncelos em Folia, do flautista Heriberto Porto e de outros convidados especiais, no Teatro Celina Queiroz.

Entre os locais selecionados para a realização do festival, igrejas e parques completam as apresentações, que são públicas e de acesso gratuito, contemplando variados estilos no repertório, como música popular brasileira, concerto barroco, música de câmera e heavy metal, entre outros.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Praça dos Leões, no Centro da capital, foi o local escolhido para o concerto de abertura, com a Orquestra Eleazar de Carvalho e participação especial do tenor Franklin Dantas, a partir das 19h.

Na programação também está o Parque Guararapes, no bairro Água Fria, a Igreja do Pequeno Grande, e a sede da Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante. Para o encerramento do festival, a Universidade de Fortaleza (Unifor) apresenta a Orquestra de Violoncelos, a partir das 20h.

Além do encontro entre violoncelistas brasileiros e estrangeiros, o Festival Internacional Violoncelos em Folia pretende motivar crianças, jovens e adultos a iniciarem o estudo do instrumento. “Para isso, as apresentações acontecerão nesses espaços públicos, justamente para divulgar esse instrumento tão fascinante que é o violoncelo”, diz Maria Helena Lage Pessoa, presidente da Associação Amigos do Piano do Ceará (APICE), realizadora do evento.

Sobre o festival

O Festival Violoncelles en Folie acontece desde 2006 na região dos Alpes Franceses, integrando o calendário dos festivais europeus de música. Em 2014, a 1ª edição do festival no Brasil acontecerá em Fortaleza (CE) como parte da programação do projeto “Briançon Tempo de Brasil”, com a proposta de reunir violoncelistas brasileiros e estrangeiros durante o período do Carnaval (28 de fevereiro a 4 de março) para estudos de aperfeiçoamento e apresentações para o público.

Confira a programação completa

28 de fevereiro (sexta-feira)
Igreja N. S. do Rosário (Praça dos Leões, Centro) – 19h
Concerto de abertura com os professores, a Orquestra Eleazar de Carvalho e participação do tenor Franklin Dantas.

1º de março (sábado)
Parque Guararapes (Rua César Magalhães, 721, Água Fria) – 16h
Concerto com repertório de rock com Quarteto de violoncelos Bachianas, com a participação de Cristiano Pinho (guitarra), Ronaldo Lage (bateria) e Maria Helena Lage (teclados).

2 de março (domingo)
Igreja do Pequeno Grande (Avenida Santos Dumont, 55, Centro) - 19h30
Concerto dos professores do festival: Fernando Lage, Marie-Françoise Nageotte e Diego Amaral Coutinho e músicos convidados.

3 de março (segunda)
Sede da Paróquia São João Eudes (Rua Jaime Leonel s/n, Eng. Luciano Cavalcante) – 19h. Concerto de música de câmara com alunos e professores do festival. Participação especial do grupo Ad Libitum.

4 de março (terça)
Universidade de Fortaleza (Av. Washington Soares, 1321, no Teatro Celina Queiroz) – 20h. Concerto de encerramento com a Orquestra do Festival Violoncelos em Folia, o flautista Heriberto Porto e outros convidados especiais. Nesta data, complementando a programação do evento, o Espaço Cultural Unifor estará aberto à visitação das 17 às 21 horas, com as exposições Trajetórias e XVII Unifor Plástica

Serviço
Festival Internacional Violoncelos em Folia
Data: 28 de fevereiro a 4 de março
Informações: (85) 3278-7405 | apice.ce@gmail.com

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.