Instituto das Religiosas da Instrução Cristã – 200 anos

A programação comemorativa dos 200 anos começa com o Encontro Pedagógico.
12/01/2023

Este é um ano muito especial para todas as escolas que fazem parte da Rede Damas Educacional. Celebramos os 200 anos do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã: um Carisma bicentenário, mais jovem do que nunca, celebrando a memória e transformando a história.

“Há 200 anos, nascia uma Instituição Religiosa capaz de ultrapassar fronteiras, alcançar outros povos, atravessar continentes, cruzar oceanos; caracterizada por uma presença feminina, forte, ousada, moderna, contemporânea, que encontra sempre nos jovens a motivação de um carisma: “Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude”. Estamos falando das Religiosas da Instrução Cristã (RIC), fundada por Madre Agathe Verhelle, em 1823, na Bélgica”, contextualiza Ir. Patrícia, Diretora do Colégio Santa Cecília. 

A programação comemorativa dos 200 anos começa com o Encontro Pedagógico, realizado nos dias 10 e 11 de janeiro, no Colégio Santa Cecília. As Religiosas da Instrução Cristã chegaram ao Brasil em 1896, estabelecendo-se em Olinda (PE), de onde se transferiram para Recife. Atualmente, a Instituição mantém 12 Escolas no País e 1 Faculdade, além de Comunidades inseridas e Centros Sociais, onde religiosas e leigos dedicam-se à educação, à evangelização e à promoção humana. Desse modo, integram a REDE DAMAS EDUCACIONAL, trabalham de forma compartilhada, ocupam diversos espaços geográficos no Brasil e não se tem o alcance da presença de cada uma em tantos corações juvenis, nos quais foi implantada a bandeira do coração de Jesus. 

No Ceará, esse sonho de Deus já se faz presente há 112 anos, uma Escola-Casa, andarilha desde Maranguape, Benfica e Aldeota. São 112 anos de compromisso com a formação integral de crianças e adolescentes, tendo como propósito inspirar pessoas para transformar o mundo.

 

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.