Procure perceber a arte na sua vida

05/02/2013

Assunto importante para quem pensa na formação de cidadãos críticos, sensíveis e atuantes numa sociedade carente de humanismo!

Quero falar para você! Quero que chegue aos seus ouvidos notícias daquilo que você imagina, mas não realiza! Quero que sinta coragem, homem!

Sou uma artista por vocação e feliz pelo retorno que tenho do meu trabalho. Contudo, mesmo sendo o meu trabalho, há que se ter sempre em mente, em primeiro plano, que se trata de Arte. E, neste momento, é que chamo sua voz à cena!

Muito se diz da falta de alternativas artísticas para poder se deleitar culturalmente em nossa cidade. Por muitas vezes isso me incomoda bastante. Me incomoda bastante a falta de espaços físicos apropriados para nossas manifestações, me incomoda a falta de artistas comprometidos, me incomoda o pouco incentivo do governo, me incomoda os preços baixos para produções sem subsídios e os preços altos para mega produções já pagas por seus patrocinadores marketeiros e, acima de tudo, me incomoda a ausência e em muitos casos a omissão do público. Tudo isso incomoda bastante dentro de um cenário de mercado.

Peço que procure perceber a arte na sua vida. Ela existe. Mesmo que você não detecte facilmente, ela estará lá nos momentos em que precisar interpretar situações do dia a dia, ou quando sua sensibilidade se aflorar em sentimentos, dos mais variados. Você vai perceber no livro que você quis ler, no filme que por acaso te acometeu, nas canções escolhidas pelos outros para tocar nas rádios, nas escolhidas por você no seu ipod, nas imagens sacras nas igrejas, nos grafites nas ruas, na escolha das cores de suas roupas...

Agora, muita atenção! Você pode passar indiferente a quase tudo, pode não querer(e tem esse direito) se importar diretamente. Contudo, dentro da escola, onde a vivência de arte serve à formação, à educação, torna-se perigoso alguma omissão! É fundamental a participação de todos!

Estamos sempre pensando e preparando com muito cuidado a Arte dentro da nossa escola. Neste canal pretendemos nos aproximar ainda mais, compartilhando nossos projetos e programações.
Agora faltam as vozes, pois não existe arte só com informação. É fundamental a expressão dos artistas!

Andréa Piol
Professora de Teatro do Santa Cecília

Notícias Relacionadas

Rede Damas Educacional divulga Relatório Social 2023.
Os Educadores do Colégio Santa Cecília elegeram a nova CIPA para a gestão 2024 a 2025.
O tema deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”.