Tecendo Diálogos 2020

O texto produzido pelo SPE reflete sobre a importância da rotina.
04/03/2020

TECENDO DIÁLOGOS: A IMPORTÂNCIA DA ROTINA

A rotina exerce influência fundamental no desenvolvimento infantojuvenil. Entre diversos fatores, ela auxilia a criança ou jovem a conviver com diferentes realidades, tanto familiar quanto comunitária (condomínio, escola, esporte), além de contribuir para o fortalecimento da segurança, da autonomia e da compreensão dos limites.

Mesmo com essas informações, sabemos que, na prática, não é simples construir uma rotina na vida dos filhos, ainda mais com a correria do nosso cotidiano e a sensação de falta de tempo. No entanto, é muito importante que a família possa estabelecer alguns hábitos e regras no dia a dia das crianças. Uma rotina definida, desde cedo, contribui para que esta possa crescer mais confiante e independente. A maneira como as crianças e adolescentes lidam com a rotina, inclusive com a “quebra” dela, e os desafios de crescer em um mundo que apresenta situações desconhecidas merece uma atenção especial das famílias.

Enquanto adultos, em muitos momentos, temos a necessidade de mudar a rotina, variar o nosso dia a dia, fazer algo diferente. Com as crianças e jovens, principalmente na adaptação de novas realidades, como o retorno às aulas, o início de uma nova série ou uma nova atividade, acontece justamente o contrário! As repetições são muito importantes para que elas consigam lidar com maior tranquilidade com a nova fase.

Esse estabelecimento de regularidades pode auxiliar para que, quando maiores, tornem-se crianças e adolescentes com maior senso de organização e responsabilidade ao determinar os horários de estudos e de suas obrigações.

 Além disso, as rotinas colaboram na organização da vida dos pais. Ter horários estabelecidos para as refeições, higiene, estudo, sono, brincadeiras e também para o tempo livre contribui para que a família inteira possa se organizar melhor e tenha mais tempo para saborear os momentos juntos.

É necessário ressaltar a importância da flexibilidade nessa programação diária para não cometermos exageros. Podemos submeter a criança a uma rotina artificial e supercontrolada, que não favorece habilidades como o lidar com surpresas e imprevistos na vida. Também é importante salientar a importância do tempo livre e de atividades diversificadas.

A rotina pode ser compreendida como uma referência, e não como regra extremamente rígida. Cada família encontrará a sua forma de estruturar a sua rotina, de acordo com o seu perfil. Para as famílias extremamente organizadas, o desafio é incluir a variação e a flexibilidade e, para as famílias bastante flexíveis em relação à rotina, o desafio é se organizar.

Cada família tem seu jeito próprio de funcionar. Também cada criança ou adolescente apresentará suas necessidades singulares. Construir essa rotina juntos pode ser uma ferramenta importante nesse processo.

 

Confira mais conteúdos do Projeto Tecendo Diálogos clicando aqui.

Serviço de Psicologia Escolar - SPE

Notícias Relacionadas

Matrículas abertas de 15 de março a 05 de abril. Acesse o link de matrículas. 
Os professores de Educação Física Ana Priscilla e Rafael Almeida organizaram jogos...
Todas as digitais são diferentes, o que nos torna únicos!